A refrigeração dos motores de combustão ou explosão é necessaria,pois a energia do combustivel não utilizado para realizar movimento se converte em calor. Este calor, se não drenado do sistema, acaba por superaquecer os metais e retentores oque resulta em fusão dos metais, portanto, danos a o motor. Alguns motores utilizam sistamas de arrefecimento por ventilação simples, como é o caso da maioria das motos de baixa cilindrada, aonde o calor gerado pode ser retirado atraves do uso de aletas na camisa e cabeçote do motor através do fluxo de ar gerado pelo deslocamento do veiculo. Motores estacionários, como de pequenos geradores e motoserras utilizam sistemas de turbinas para gerar este fluxo de ar necessário para a retirada deste calor.
Motores de maior cilindrada, com mais potência, geram proporcionalmente mais calor, pois queimam mais combustivel, alguns motores mais modernos conseguem utilizar melhor a energia queimada, sendo mais econômicos e aquecendo menos, mas mesmo assim é necessário um sistema de refrigeração mais eficiente que o de ventilação do bloco, pois sua localização deveria ser mais exposta e o tamanho das aletas inviabilizaria a construção de certos motores, por esse motivo se utiliza a refrigeração do bloco do motor com fluido a base de água e aditivos.
A refrigeração por água também possibilitou a os engenheiros a determinação da temperatura ótima de funcionamento, pois no motor frio a folga enter pistão e camisa é maior, o óleo fica mais denso, o próprio combustivel queima mais lentamente e outros fatores que fazem o motor não render o seu maximo potencial. Já se o motor aquece demasiadamente, o cabeçote pode empenar (retorcer) os pistões, que são de liga de alumínio, começam a derreterem e com isso a pressão da explosão acaba se perdendo para o interior do bloco do motor, ou ainda um pouco antes a super dilatação dos pistões os faz atritarem violentamente com as camisas, gerando o travamento do motor. Motores uma vez travados, podem até voltarem a ligar mas, devido ao atrito sofrido, pistões, anéis e camisas ficam comprometidos e o motor perde taxa de compressão e acaba por deixar o óleo passar para a câmara de combustão, gerando assim a famosa fumaceira e perda de potência.
Para entender melhor o funcionamento dos sistema de arrefecimento a água, o senhor Marcelo Tonella fez uma série de videos explicando sobre as partes, os defeitos e solução de problemas neste sistema de fundamental importancia nos motores.
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Bonus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário