sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Luz do óleo acendendo?

O oleo lubrificante do motor dos veiculos é essencial para o seu funcionamento, uma vez que é ele que permite o movimento das peça que são submetidas a grandes forças e temperaturas geradas pela queima do combustivel dentro dos cilindros do motor. Este lubrificante inicialmente é sugado do cárter do motor através do pescador para a bomba sendo direcionado para as partes moveis do motor ( comando de valvulas, vira-brequim, casquilhos, mancais e pistões), para o radiador de óleo para diminuir sua temperatura e para o filtro. Em algum lugar deste circuito existe a presença de um sensor de pressão, o qual se conecta a uma lampada espiã no painel do veiculo. 

No momento em que é efetuado o contato primário da chave de ignição, por não haver pressão de óleo no motor, este sensor entra em curto-circuito ( sendo esta sua função) acendendo a lampada do painel, no momento em que é dado a partida no motor e a pressão no sistema lubrificante se estabiliza a os niveis estabelecidos pelos engenheiros do motor, o sensor de pressão do óleo é ativado, abrindo o circuito e assim, desligando a lampada. 

Circuito percorrido pelo óleo lubrificante no interior do motor.

Porem, quando o motor estiver ligado e esta lampada acender é porque algo grave está acontecendo no interior do seu motor, sendo mais comum o entupimento do pescador, no fundo do cárter, ou quando bater o fundo do motor em uma pedra ou buraco, perfurando o carter ou arrancando o bujão de drenagem do óleo. O pescador possue em seu bocal uma tela de aço muito fina, para impedir que a bomba sugue para dentro do sistema, rebarbas, limalhas e outras estruturas que possam aparecer dentro do bloco do motor e que possam danificar a bomba.

Simbolo da lampada espiã da pressão do óleo.
 
A borra do óleo, que possui uma textura de graxa densa, ao se agrupar nessa tela filtrante, pode obstruir a passagem do lubrificante, fazendo com que falte o´le no sistema para mentes a pressão e lubrificação, gerando assim atrito severo entre as partes metálicas e alto desgaste destas peças, o que irá acarretar em suas substituição, em casos mais leves, há esperança de retifica das bielas e árvore-de-manivelas, que normalmente são os mais afetados neste caso.
Para se evitar este prejuizos, deve-se sempre realizar a troca de óleo na quilometragem recomendada ou uma vez ao ano, sempre tentando manter o tipo de óleo recomendado pelo fabricante no manual do proprietário.

Abaixo, um caso de desconhecimento da importancia de se observar a lampada indicadora de pressão do óleo pelo irreverente Dr. Macete.


Lembre-se, se gostou do video, curta e se inscreva no canal do Dr. Macete e seja notificado sempre que ele postar uma nova dica sobre mecanica.




sábado, 8 de setembro de 2012

Lambo Door sem segredos

Recentemente estive pesquisando sobre este curioso mecanismo de abertura de portas de veiculos e resolvi compilar algumas informações sobre o assunto e repassar para voces.
Originalmente, as portas lamboo foram desenvolvidas para equipar os veiculos da marca Lamborghini, daí seu nome, porem, sua inovação fez surgir o desejo de incorporar esta caracteristica marcante em outros veiculos, resultando em dispositivos hoje encontrados em forma de kits que, segundo os vendedores, servem em 98% dos veiculos, sendo as vezes necessário a realização de pequenos cortes na parte interna dos paralamas e novos furos na estrutura do carro.


  
Abaixo podemos ver alguns modelos de construção dos mecanismos, podendo observar as diferentes estruturas e reforços que cada uma apresenta.


 Estas parecem ser bastante reforçadas, sendo construida em chapas de aço recortado e posteriormente soldadas, porem parecem não conter rolamentos na dobradiça de basculação.

 

 

 Este exemplar possui o braço basculante feito em meterial fundido com maior rigidez e suas dobradiças, provavelmente com rolamentos e reforços.
 
 

 As peças a seguir, possuem aind aum complemento que, com a liberação de uma peqeuna trava, liberal uma terceira dobradiça, que permite a abertura das portas da maneira comum.






No detalhe abaixo, o mecanismo montado com enfase nos parafusos de regulagem de abertura maxima, para inpedir que a porta bata na lataria do veiculo ao fim de curso.




Mas afinal, estas portas servem só para estética?
A essa pergunta eu digo que não pois, quando em algum estacionamento alguem pare um carro do seu lado, muito proximo, esse mecanismo pode ser muito util, ou quem tenha uma vaga apertada na garagem de seu predio, isso seria interessante não?

Pois bem, estes mecanismos variam seus projetos e valores, sendo encontrados por menos de U$S 300,00 em alguns sites. O seu angulo de elevação das portas, na maioria dos casos, as elevam a 60°, sendo facilmente encontrados kits de 90°, mas podem tambem ser fabricados para 100°, 120º ou até 180°.
Como voces ja puderam observar nas fotos dos mecanismos, eles utilizam um ou dois "amortecedores", estes na verdade são molas de gás nitrogênio pressurizado, senados para suportar o peso das portas  de modo a facilitas a abertura e fechamento das portas.
 
Mas em casos que o cliente queira, tambem podem ser instalados sistemas motorizados elétricos ou hidropneumaticos de acionamento.







Seguem abaixo videos de explicações de montagem e funcionamento, embora alguns sejam de propaganda, ainda assim são didáticos, espero ter ajudado a esclarecer algumas duvidas, e boa sorte com seus projetos.



Instalação do kit, com detalhe do recorte do paralamas. Este video mostra o funcionamento da porta, porém ésta veio com defeito na bucha.
Este mostra uma maquete de projeto do mecanismo que ele próprio vende para voces copiarem para metal .
E para finalizar, uma montagem desde a desmontagem do carro até a conclusão da instalação.